Informativos Técnicos

6 de fevereiro de 2021

IMPORTÂNCIA DO MANGANÊS NO CONTROLE DO OÍDIO EM HF

Manganês é um micronutriente essencial à nutrição das plantas; tem papel fundamental em processos bioquímicos e fisiológicos nas plantas. Uma das possíveis funções do manganês é o aprimoramento do sistema de defesa das plantas frente às doenças.  Aplicações  de manganês impulsionam os níveis de fotossíntese e atividades metabólicas, aumentando a habilidade competitiva das plantas, aumentando sua tolerância às doenças. Outra função do Manganês é a indução de mecanismos de proteção e consequente aumento da resistência das plantas. O efeito direto do Manganês no aumento da resistência das plantas é realizada através da produção de inibidores ou através a acumulação de níveis tóxicos de manganês próximos do local de infecção e subsequente absorção do manganês pelo patógeno.
11 de janeiro de 2021

TECNOLOGIA PEKACID : NUTRIÇÃO E SANIDADE VEGETAL + LIMPEZA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO!

O Nova PeKacid (00-60-20) é baseado em Ácido Fosfórico, grau alimentício purificado e dessecado para ficar em pó, mediante processo patenteado e estabelecido em mistura com MKP (00-52-34) : H3PO4 + KH2PO4 = KH5(PO4)2 . Aplicado por via Foliar, fornece Fósforo e Potássio para as culturas, além de promover melhor sanidade das plantas. Na Fertirrigação, o Nova PeKacid minimiza a volatilização do nitrogênio e entupimento dos emissores, além de fornecer nutrientes.
13 de dezembro de 2020

Aplicação Foliar de Ácidos Húmicos em Morangueiro

Efeito positivo na pigmentação das folhas. A concentração da Clorofila A e  B, apresentaram leve aumento a partir da terceira aplicação, e somente o tratamento com 8 aplicações semanais de ácidos húmidos mantiveram alta concentração de pigmentos; O efeito positivo de oito aplicações de ácidos húmidos também foi constatado nas medições da taxa fotossintética das plantas; As plantas desse tratamento (8 Aplicações semanais), apresentaram alta eficiência na utilização da água, principalmente no período próximo ao final da colheita;
28 de novembro de 2020

Deficiência do Micronutriente Manganês (Mn) no Cultivo do Morangueiro

FUNÇÕES DO MANGANÊS (Mn) : Doador de elétrons para a clorofila ativada. Síntese de clorofila : formação, multiplicação e funcionamento dos cloroplastos. Enzimas ativadas pelo Manganês : ATPase, Quinase pirúvica, Glutamil transferase, e enzima málica. Participa no metabolismo do ácido carboxílico. Atua no desenvolvimento das raízes. OS SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE MANGANÊS (Mn) INCLUEM : Redução no crescimento das raízes. Clorose entre nervuras em folhas novas e intermediárias. Manchas necróticas.
20 de outubro de 2020

IMPORTÂNCIA DO POTÁSSIO NA ADUBAÇÃO DO MORANGUEIRO

O potássio desempenha diversas funções metabólicas e estruturais nas plantas, com papel importante na regulação do potencial osmótico das células e atua como ativador de inúmeras enzimas envolvidas nos processos metabólicos da respiração e fotossíntese. Plantas nutridas adequadamente com  Potássio, apresentam maior tolerância a estresses (geadas, ventos, seca, pragas e doenças). O potássio favorece o tamanho, a textura e as características organolépticas do morango (sabor, aroma, açúcares e vitamina C). Baixos teores de potássio estão associados ao aumento da incidência dos fungos Verticillium, Pythium, Phytophthora e Rhizoctonia. O excesso de potássio no solo diminui a absorção de magnésio (Mg), além do cálcio (Ca), em menor proporção.
3 de junho de 2020

Manejo de lesmas e caracóis no contexto da produção integrada de hortaliças folhosas.

A presente publicação tem por objetivos fornecer informações e subsídios ao produtor de hortaliças folhosas, de modo a ajudá-lo na identificação das pragas (lesmas, caracóis e caramujos) e das injúrias por elas causadas em seus cultivos, bem como auxiliá-lo a manejar corretamente esses organismos. Visa, ainda, incentivar a adoção de práticas integrantes das Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada de Hortaliças Folhosas, o que garante a obtenção de produtos de elevada qualidade e livres de contaminação, quer seja química ou biológica.
3 de junho de 2020

Identificação e manejo de doenças fúngicas da melancia – EMBRAPA.

Os problemas fitossanitários são diversos e muitas vezes específicos de cada local e sua ocorrência pode limitar a produção. As medidas de controle preconizadas no Comunicado Técnico "Identificação e manejo de doenças fúngicas da melancia", para cada patossistema, são ferramentas que procuram reduzir ao máximo os danos e perdas econômicas do cultivo, visando o menor impacto possível.
28 de abril de 2020

DETERGENTE PARA CONTROLE DE INSETOS – TRYTON

Tryton é um detergente inseticida fabricado com potassa cáustica (KOH- Hidróxido de Potássio), contém 7% de K2O Age por contato, principalmente em insetos de corpo “mole”, larvas e ninfas recém eclodidas.
25 de abril de 2020

INTERFERÊNCIA DE ADJUVANTES NA CALDA E NA TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO – Haminton Ramos

Adjuvantes - Qualquer substância ou composto sem propriedades fitossanitárias, exceto a água, que é acrescido numa preparação de pesticida, para facilitar a aplicação, aumentar a eficácia ou diminuir riscos. (Kissmann, 1998)
24 de abril de 2020

Embrapa publica guia para identificação de inimigos naturais de pragas em cultivos de hortaliças.

Para auxiliar produtores na implementação do manejo integrado de pragas (MIP) em suas propriedades rurais, com foco no controle biológico, pesquisadores da Embrapa reuniram em uma publicação, no formato de guia de campo, uma lista com fotos e informações descritivas dos principais inimigos naturais, como espécies de besouros, moscas e ácaros predadores, percevejos e vespas parasitoides, de pragas encontradas em lavouras de hortaliças.
24 de abril de 2020

“SCS437 Catarina”: Maracujá-azedo de alta qualidade para o mercado de mesa.

O maracujazeiro-azedo (Passiflora edulis Sims.) ‘SCS437 Catarina’ é o resultado de mais de vinte ciclos de seleção e manutenção da população realizado por pesquisadores da Epagri - Estação Experimental de Urussanga, em parceria com extensionistas rurais e produtores de maracujá do litoral sul-catarinense. É um cultivar altamente adaptado ao litoral catarinense, podendo ser cultivado em todo o sul do Brasil, em áreas com baixo risco de ocorrência de geadas. A produtividade média dos pomares desse cultivar no Sul de Santa Catarina é de 24t/ha. Os frutos são grandes e ovalados e apresentam coloração de casca amarela e polpa alaranjada. São destinados ao consumo in natura e apresentam alta qualidade e aceitação no mercado nacional.
22 de abril de 2020

Importância da polinização na produção de morangos

Embora as flores do morangueiro sejam capazes de se auto polinizar, cada pistilo deve receber polinização, e estudos mostram que a autopolinização e a polinização realizada através do vento, geralmente não são suficientes para polinizar completamente uma flor. Somente 60-70 % da máxima polinização resulta apenas desses vetores, sendo portanto necessária um complemento da polinização com a ajuda de insetos polinizadores, obtendo-se assim maiores produtividades. A polinização além de garantir maior produtividade, também pode melhorar a qualidade, tamanho e formato dos morangos.
21 de abril de 2020

Deficiência do Micronutriente Zinco (Zn) no Cultivo do Morangueiro

O Zinco foi um dos primeiros micronutrientes reconhecidos como tal, isto é, como essencial para todas as plantas. Embora exigido em pequenas quantidades, altas produtividades são impossíveis sem a sua presença e algumas culturas respondem à adição de Zinco mais que outras, sendo a cultura do morangueiro muito exigente em Zinco, sendo que sua deficiência afeta principalmente a formação das flores, tamanho dos frutos e número de frutos deformados, afetando com isso a produtividade.
19 de março de 2020

COMO AUMENTAR PRODUTIVIDADE, TAMANHO E QUALIDADE DOS MORANGOS !

Clique aqui para fazer o download do conteúdo completo Uma nutrição balanceada e equilibrada dos nutrientes N,P,K,Ca ,Mg mais os micronutrientes, principalmente B, Zn, Fe, Cu […]
6 de março de 2020

SILÍCIO – SILICATO DE POTÁSSIO

KELIK K SI Visualize PDF do Artigo Original Atlántica Agricultura Natural   Funciones y modos de acción del Kelik K-Si Aumenta la resistencia de la pared […]
17 de fevereiro de 2020

Deficiência do Micronutriente Cobre no Cultivo do Morangueiro

O micronutriente Cobre é muito importante na nutrição vegetal das plantas. Faz parte da constituição de inúmeras enzimas que participam de importantes processos na fisiologia vegetal, como : fotossínteses , respiração mitocondrial, processos oxidativos, etc. Além disso, participa no metabolismo de carbohidratos e proteínas
17 de fevereiro de 2020

Deficiência do Micronutriente Boro (B) no Cultivo do Morangueiro

O Boro é um micronutriente aniônico, e na crosta terrestre se apresenta na forma de bórax. O Boro disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico (em condições de pH neutro) e como ânion borato (a elevados valores de pH) e pode ser absorvido tanto por via radicular (raízes) como foliar (folhas).
LOJA ONLINE