O Bio Bokashi é uma mistura balanceada de matérias orgânicas de origem vegetal, submetidas a um processo de fermentação controlada. É uma tecnologia muito antiga com origem e utilização no Japão, trazidas e adaptada ao Brasil no final da década de 80, por imigrantes japoneses. A técnica de produção do TAG BIO BOKASHI é japonesa, desenvolvida por agricultor de origen japonesa.
A fermentação que ocorre na elaboração do TAG BIO BOKASHI é predominantemente láctica, porém ocorrem simultaneamente, em pequenas proporções, as fermentações acética, alcóolica, propiônica e butírica. Os nutrientes presentes no Bio Bokashi são disponibilizados sob a forma de quelatos orgânicos, ou seja, estão presos em suas estruturas orgânicas e tem a vantagem de não se perderem facilmente por volatilização ou lixiviação após a aplicacão.
A ação mais importante do Bokashi, entretanto, é introduzir microrganismos benéficos no solo, que desencadeiam um processo de fermentacão na biomassa disponível, proporcionando rapidamente condições favoráveis a multiplicação e atuação da microbiota benéfica existente no solo, como fungos, bactérias, actinomicetos, micorrizas e fixadores de nitrogênio, que fazem parte do processo complexo da nutrição vegetal equilibrada e da construção da sanidade das plantas e do próprio solo.
O Bokashi, além de servir como fonte de nutrientes para as plantas, tem a funcão muito importante de estimular o aumento e a diversidade de organismos que vivem no solo. Ou seja, melhora as condicões de vida tanto para minhocas, gongolos e outros seres que vivem na terra, quanto para os microrganismos benéficos citados anteriormente. Ele também ajuda a restabelecer o equilíbrio dos organismos do solo e a quebrar os ciclos de algumas doenças e pragas.
Francisco Nuevo
Eng. Agrônomo responsável
Tec Água – Tecnologia da Água Comercial Ltda.
email : nuevo@tecagua.eco.br
EMBALAGENS : 5L e 20L.